Não erre após a publicação do livro


Livro publicado e pronto! Agora é só esperar o lucro das vendas. Ledo engano! Nada se vende sozinho, nem os livros, por isso, é preciso que agora você, autor, coloque o vendedor que existe dentro de si para trabalhar. Para que seu livro não seja apenas mais um livro publicado, listamos alguns erros que devem ser evitados.

 

1. Falta de planejamento de marketing e divulgação

Escrever é somente o primeiro passo da carreira de um autor independente; o trabalho de divulgação do seu livro deve começar mesmo antes da publicação. As pessoas, principalmente o público para o qual o seu livro está sendo direcionado, deve tomar cohecimento da sua obra. Faça a divulgação do seu livro durante todo o processo de escrita, crie uma curiosidade, uma expectativa para o lançamento. Planeje uma estratégia de marketing, use as redes sociais, crie o seu próprio blog, participe dos foruns de discussão, apodere-se dos espaços direcionados aos autores, construa a sua reputação, construa a sua própria audiência. Ninguém compra algo de alguém que desconhece. Faça-se presente.

 

2. Não ter um canal de vendas para o seu livro

Não adianta nada criar um público cativo, que queira consumir o seu livro se eles não sabem onde e como adquiri-lo. Seu livro precisa ser achável e comprável. Colocar um livro independente nas livrarias é um processo quase impossivel, por isso quase não os vemos nas suas prateleiras, e quando tem, estão lá escondidos, longe do olhar do público. Nas livrarias só é visto quem pode, é a lei da selva que impera. Mas isso não significa que você não pode participar desse mercado. Tenha um site para a venda do seu livro, utilize as redes socias como ferramenta de vendas, hoje em dia existem otimos gateways de pagamento, como Paypal  e Pagseguro.

 

3. Não fazer um e-book

Apesar do e-book ainda não ser amplamente utilizado, mesmo que uma parcela significativa de leitores ainda prefira os livros físicos, abrir mão deste recurso não é uma boa ideia. Com a publicação de um e-book você cria mais uma possibilidade de venda do seu produto, atingindo várias camadas de público; através do e-book você elimina barreiras que podem encarecer o seu produto, tal como postagem pelo correio.

 

4. Precificação

Esta parte é outro item de fundamental importância para o seu sucesso de vendas. Por mais que você acredite que o seu livro é uma obra prima e mereça ter um preço a sua altura, lembre-se que você ainda está começando e que o nosso país não é um consumidor voraz de literatura. Por isso antes de sair por aí precificando o seu trabalho, pesquise, e  muito, os valores que estão sendo praticados pelo mercado; sim pesquise os preços dos livros do mesmo gênero que o seu, desde autores consagrados, best sellers até os livros de autores independentes. Pratique valores competitivos, procure o valor ideal para o seu trabalho para que você não perca leitores e vendas, porque o custo do seu livro está sendo considerado muito alto. Lembre-se que o custo de livros físicos e e-book são diferentes; geralmente os consumidores de e-book não estão tão propensos a pagar muito caro por esse produto.