Etapas da escrita de um livro


Todas as pessoas são criativas e criam milhares de histórias em suas mentes, porém algumas anseiam em colocar essas histórias no papel e simplesmente não sabem como fazer, por onde começar. Nós da Onebook criamos esse post para ajuda-lo nesse pontapé inicial do seu processo criativo. O resto é com você!

 

1. Planejamento e Pesquisa

Esta é a fase inicial de toda a sua produção literária. É aqui onde você começará a delinear o seu livro. Nesta etapa você deverá definir o gênero que o seu livro adotará e qual o seu público alvo. É nesta fase também que a pesquisa se faz imprescindível, pois é ela que lhe dará todo o material de suporte para o seu livro. Pesquise sobre os locais no qual a obra se passará, o modo de falar e o vocabulário, independente da época que a obra seja datada, costumes, tradições e o assunto sobre o qual se tratará o seu livro. Tenha tudo muito bem embasado, mostre que você tem conhecimento do que você está falando. A partir daí defina os seus personagens, suas características, nomes, personalidade, e a quantidade de capítulos, tenha um roteiro com a ideia geral do livro. À medida que o livro avança e os personagens ganham vida, é possível que o roteiro e o planejamento se alterem, e isso não é um problema. Esta etapa é o inicio de todo o processo, é um esboço para que você não se sinta tão perdido, mas também é um recurso dinâmico, que pode sofrer alterações no decorrer do caminho.

 

2. A Escrita

É a fase mais difícil, mais desafiadora de todo o processo, mas também a mais prazerosa e recompensadora. É aqui que tudo o que você imaginou, planejou ganha forma, contornos, e se tornam realidade. Mas para que esse estágio seja alcançado é preciso muita disciplina, determinação e dedicação. É preciso que você crie uma rotina, estabeleça horários e metas diárias de produção. Crie seu método de trabalho, aquele que melhor se encaixe no seu processo criativo. O processo de escrita é árduo e estressante, e exige tempo, empenho, atenção, zelo e carinho.

 

3. Revisão e Edição

Fim do livro, mas não fim do trabalho. Chegou o momento de aparar as arestas da sua escrita, de moldar o seu livro. Mas antes de entrar de cabeça nessa tarefa, dê um tempo, pare um pouco, descanse, refresque a mente. Esta etapa vai exigir um olhar critico e criterioso sobre o tudo o que foi produzido, vai exigir a sua máxima atenção e imparcialidade. Durante e revisão e a edição do livro, sim porque essas duas tarefas andam juntas, é o momento onde se fará necessário cortar palavras, parágrafos e até capítulos que nada acrescentam ao livro, é onde tudo o que não serve deve ser retirado, é o ponto onde passagens inteiras do texto deverão ser reescritas para que tenham nexo e coerência, é o momento de melhorar o que tem que ser melhorado, de revisar a gramática e a ortografia. Se precisar peça ajuda para que outra pessoa leia o livro e lhe dê uma opinião. Alcance o melhor do seu texto.

Lembre-se que tudo o que foi apresentado aqui não são regras, são sugestões para ajudá-lo nesse processo. Se aproprie daquilo que fizer mais sentido para você e que se adapte melhor ao seu método de escrever e de criar.