Bienal do Livro 2018 – Nós fomos lá conferir


Durante a semana passada aconteceu em São Paulo a Bienal do Livro, e como não poderia deixar de ser a OneBook foi conferir a palestra “A força da literatura independente”, realizada no espaço Salão de Ideias. A palestra contou com a presença das escritoras Cris Lisbôa, Aline Valek, Martha Batalha e Maria Rezende.

Apesar de algumas delas já terem as suas obras publicadas por selos de renome no mercado editorial nacional, todas foram unânimes em afirmar que o mercado literário brasileiro acaba sendo muito restrito e de difícil acesso para o escritor independente. Mas isso não significa que não há saída, pelo contrário, como disse Aline Valek e Maria Rezende, a internet pode ser um excelente canal de vendas, desde que você encontre a melhor plataforma para o seu trabalho, crie a sua audiência, cative e fidelize o seu público.  Elas destacaram que a internet vem se tornando cada vez mais uma alternativa viável as livrarias tradicionais, uma opção para que os autores independentes desenvolvam um trabalho mais próximo com o seu público, construindo um relacionamento mais estreito com o seu leitor.

 

 

Ainda durante a palestra elas deram dicas valiosas quanto ao processo de escrita. Para Martha Batalha, um dos pontos importantes de todo o processo é o momento em que o autor encontra a sua voz, o tom que ele imprimi para contar a sua história. Martha disse ainda que esse processo pode até demorar um tempo, como no caso dela, em que foram necessários escrever e descartar 03 livros até chegar no seu trabalho final. Já para Cris Lisbôa, os autores devem ter em mente qual o objetivo do seu livro, o que eles querem levar para os outros, qual a emoção que eles querem despertar nos seus leitores, de que maneira o seu livro, a sua história, está impactando o seu público. Não fique preocupado se a sua obra receberá prêmios literários ou se será adaptada para TV ou cinema, foque no seu conteúdo, no que de melhor você pode oferecer ao seu leitor.

As quatro autoras concordaram que ao ser um escritor independente você, e somente você, é o responsável pelo marketing e pelas vendas do seu livro. Você é o embaixador da sua obra. Não limite o seu espaço de atuação a um ou outro ambiente, pelo contrário, expanda-o, apresente-se e apresente a sua obra, aproveite toda a oportunidade que aparecer. Seja versátil, mostre-se sempre!